Três leitos de UTI são liberados no Hospital Regional de Currais Novos

257

Dos quatro leitos interditados da UTI do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos, a Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap) conseguiu a liberação de três junto à Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) e está agilizando as ações para a liberação do 4º leito. A unidade conta atualmente com seis leitos de UTI. A negociação foi tratada pelo secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, em reunião nesta sexta-feira (27), com o prefeito de Currais Novos, José Vilton da Cunha, equipe da Cohur e do setor jurídico da Sesap.

Um convênio já firmado anteriormente entre o Estado e município, no valor de R$ 100 mil, vai permitir a compra de novos equipamentos para estruturar o hospital. A sala A já está em pleno funcionamento e a sala B necessita de equipamentos que serão adquiridos através deste convênio. A informação é da subcoordenadora Adriana Pontes, da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur), que visitou ontem a unidade hospitalar com equipe técnica da Cohur e participou da reunião hoje.

Outras questões que evoluíram foi a liberação da central de material e junto ao RH, com disponibilização das escalas e fluxos. “Conseguimos a liberação dos setores essenciais e os protocolos que a própria unidade está construindo estão bem avançados”, afirma Adriana. O convênio também contempla o conserto do gerador de energia através da empresa Elétrica Mecânica Soares. Em paralelo, o Grupo Auxiliar de Engenharia e Projetos (GAEP) da Sesap está fazendo o projeto para reforma e ampliação do hospital.