Acari apresenta Projeto de Educação Ambiental em audiência sobre Resíduos Sólidos na Assembleia Legislativa

200

A Prefeitura de Acari participou na tarde desta sexta-feira (27), de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RN para discutir consumo consciente e politica nacional dos resíduos sólidos. O evento foi proposto pelo o deputado Souza Neto (PHS) e contou com a participação de vários representantes do Poder Judiciário, órgãos ambientais, catadores, dentre outros.

O município de Acari foi convidado pela a Assembleia Legislativa para apresentar aos participantes a experiência vivida no município com a realização do projeto de Educação Ambiental, denominado Lixo Zero que concedeu o título oficial como a cidade mais limpa do Brasil.

Por motivo de outros compromissos, o prefeito Isaias Cabral foi representado pelo coordenador do projeto, o consultor ambiental William Moura que falou aos presentes do compromisso da atual gestão em adotar medidas que incentivam a população a contribuir com a melhoria do Meio Ambiente.

Segundo William Moura, o município de Acari é o único município do Estado que coleta e envia para a reciclagem todo o material reciclável gerado no município. Não adianta falar em aterro controlado ou sanitário sem antes a realização de projetos de educação ambiental voltados para a não geração, redução, coleta seletiva, inclusão social de catadores, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. “Esse resultado de sucesso só foi alcançado por três motivos, vontade política do atual gestor, parcerias firmadas, e o apoio incondicional da população que participa efetivamente das campanhas e ações de educação ambiental realizadas no município”. Destacou.

No debate, algumas das principais sugestões dos participantes foram referente à economia de energia elétrica, coleta seletiva, reciclagem e, principalmente, economia de água. No período de escassez, o deputado Souza Neto apelou para que o Governo do Estado atue de forma a incentivar a população a poupar os recursos hídricos. Para isso, o parlamentar lembrou de uma proposta de sua autoria que chegou a tramitar na Casa.

No final, o deputado Souza Neto (PHS) agradeceu o atendimento do seu convite, e parabenizou a gestão municipal de Acari pela a premiação, e ressaltou que este projeto de educação ambiental também seja adotado em outros munícipios do Rio Grande do Norte para que tenhamos ações integradas em benefício para o meio ambiente potiguar.